CUIDAMOS DA SUA CERTIFICAÇÃO

CAMINHAMOS AO SEU LADO SEMPRE.
ISO 9001 - ISO 14001 - SASSMAQ - PBQP-H - OHSAS 18001 - ISO 45001
  • Avelles Consultoria

ISO 45001: EXPLICAÇÃO E CONCEITOS

Atualizado: 5 de Jun de 2019

Certificação ISO 45001 - Reduza o risco organizacional e promova a saúde e a segurança ocupacional trabalhando com a Avelles Consultoria para obter ou migrar para a nova norma.

Todos os dias, milhares de vidas são perdidas devido a acidentes de trabalho ou doenças fatais ligadas a atividades de trabalho. Estas são mortes que poderiam e deveriam ter sido evitadas, e devem ser no futuro. No Brasil mesmo, em 2018, foram mais de 2 mil pessoas que faleceram durante a jornada de trabalho, segundo o MPT.

A ISO 45001 visa ajudar as organizações a repensarem nos seus processos visando diminuir as doenças ocupacionais bem como os acidentes no trabalho. Com base no discurso de Kristian Glaesel e Charles Corrie, vamos apontar o que o novo padrão da norma ISO 45001 trará à segurança para a linha de frente.


Se você é um empregado, um gerente ou um empresário, você compartilha um objetivo comum – você não quer que alguém se machuque no trabalho. A melhoria da produtividade decorre da garantia de que as pessoas operam em locais de trabalho que proporcionem transparência e criem confiança ao longo de sua operação e cadeia de suprimentos. Além disso, as práticas responsáveis ​​estão se tornando cada vez mais importantes para marcas e reputações, além de diminuírem drasticamente o número de passivos trabalhistas.


O QUE É ISO 45001? A ISO 45001 é o novo padrão ISO para saúde e segurança no trabalho (OH&S). Ele se tornou um dos padrões mais aguardados do mundo, e está definido para melhorar os níveis de segurança no local de trabalho, contribuindo para melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores


Fato é, que a norma ISO 45001 se tornará parte da norma comercial, independentemente de as organizações optarem por adotá-lo ou não. É importante que as empresas se mantenham a par dos últimos desenvolvimentos. A ISOfocus falou com Kristian Glaesel, coordenadora do grupo de trabalho que desenvolveu o novo padrão, e Charles Corrie, Secretário da ISO / PC 283.


A norma ISO 45001 traz benefícios para a empresa como um todo. Sendo esta, o primeiro Padrão Internacional do mundo, que trata de saúde e segurança no trabalho, ISO 45001, Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso, oferece um quadro único e claro para todas as organizações que desejam melhorar seu desempenho de SSO. Dirigido à alta direção de uma organização, visando proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para funcionários e visitantes.


Para conseguir isso, é crucial controlar todos os fatores que podem resultar em doenças, lesões e, em casos extremos, morte, mitigando os efeitos adversos sobre a condição física, mental e cognitiva de uma pessoa – e a ISO 45001 cobre todos esses aspectos.


Embora a ISO 45001 se baseie no OHSAS 18001 – o antigo benchmark para OH&S, ela é um padrão novo e distinto, não uma revisão ou atualização, e deve ser migrada gradualmente nos próximos três anos. Por conseguinte, as organizações precisam rever suas práticas de trabalho e de pensamento para manter a conformidade organizacional.


Esses pontos representam uma mudança significativa na forma como o gerenciamento de saúde e segurança é percebido. O OH & S já não é tratado como um “autônomo”, mas deve ser visto na perspectiva de executar uma organização sólida e sustentável.


Dito isto, embora os dois padrões se diferenciem em sua abordagem, um sistema de gerenciamento estabelecido de acordo com o OHSAS 18001 será uma plataforma sólida para a migração para ISO 45001.


QUAIS AS VANTAGENS NA IMPLANTAÇÃO DA ISO 45001?

São inúmeros os benefícios da implementação da ISO 45001 em uma organização:


- Facilitar a implantação de mais de uma norma ISO, através da adoção da Estrutura de Alto Nível, Anexo SL, gerando menos conflitos, duplicação e equívocos;

- Melhorar o gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador;

- Estabelecer controles que reduzem riscos e acidentes do trabalho;

- Com a redução de acidentes, há a melhoria da qualidade de vida do colaborador, além da redução dos custos que um acidente pode gerar;

- Reduzir prejuízos financeiros devido a multas e passivos trabalhistas;

- Diminuir índices de afastamentos e turn over. FONTE: https://www.iso.org/news/ref2271.html

SOU CERTIFICADO E QUERO MIGRAR, COMO FAÇO? A AVELLES CONSULTORIA PODE AJUDAR!

Mediante solicitação, podemos oferecer análises de lacunas, que podem ser usadas para destacar as alterações que precisarão ser feitas na migração da OHSAS 18001 para a certificação ISO 45001.

Contate-nos para saber mais sobre a migração para a ISO 45001 pelo nosso site clicando AQUI ou por e-mail: contato@avelles.com.br

  • Preto Ícone YouTube
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram