top of page

CUIDAMOS DA SUA CERTIFICAÇÃO

CAMINHAMOS AO SEU LADO SEMPRE.
ISO 9001 - ISO 14001 - SASSMAQ - PBQP-H - OHSAS 18001 - ISO 45001
  • Foto do escritorAvelles Consultoria

A CHINA ENCONTROU UMA MANEIRA BRILHANTE DE COMBATER O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS:BARATAS!

Atualizado: 26 de ago. de 2019

JINAN, China - Em meio à escuridão, você pode ouvi-los antes de vê-los - milhões de baratas correndo em pilhas de tábuas de madeira enquanto devoram restos de comida por tonelada em uma nova forma de eliminação de resíduos urbanos.

O ar é quente e úmido - assim como as baratas gostam - para garantir que as colônias mantenham sua saúde e apetites vorazes.

As cidades chinesas em expansão estão gerando mais resíduos alimentares do que podem acomodar em aterros, e as baratas podem ser uma forma de se livrar dos montes de restos de comida, fornecendo alimentos nutritivos para o gado quando os insetos morrem e, alguns dizem, curam doenças estomacais e podem ser usados para tratamentos de beleza.

Nos arredores de Jinan, capital da província de Shandong, um bilhão de baratas são alimentadas com 50 toneladas de resíduos de cozinha por dia - o equivalente em peso a sete elefantes adultos.

Os resíduos chegam antes do amanhecer na usina administrada pela Shandong Qiaobin Agricultural Technology Co., onde são alimentados por canos com baratas em suas células.

A Shandong Qiaobin planeja instalar mais três fábricas no ano que vem, com o objetivo de processar um terço do lixo doméstico produzido por Jinan, que abriga cerca de sete milhões de pessoas.


A proibição nacional do uso de resíduos alimentares como ração para porcos devido a surtos de peste suína africana também está estimulando o crescimento da indústria de baratas.

"Baratas são um caminho bio-tecnológico para a conversão e processamento de resíduos de cozinha", disse Liu Yusheng, presidente da Shandong Insect Industry Association.

Um membro da equipe mostra baratas em prateleiras para a câmera em uma fazenda operada pela empresa farmacêutica Gooddoctor em Xichang, província de Sichuan, China.

Baratas também são uma boa fonte de proteína para porcos e outros animais. "É como transformar lixo em recursos", disse a presidente da Shandong Qiaobin, Li Hongyi.

“ESSÊNCIA DE BARATAS”

Em uma aldeia remota em Sichuan, Li Bingcai, de 47 anos, tem idéias parecidas.

Li, ex-vendedor de celulares, investiu um milhão de yuans (US $ 146.300) em baratas, que ele vende para fazendas de porcos e pescarias e para empresas farmacêuticas como ingredientes medicinais.

Sua fazenda agora tem 3,4 milhões de baratas.

"As pessoas acham estranho que eu faça esse tipo de negócio", disse Li. "Tem um grande valor econômico e meu objetivo é levar outros aldeões à prosperidade se seguirem minha liderança."

Sua aldeia tem duas fazendas. O objetivo de Li é criar 20.

Em outro lugar em Sichuan, uma empresa chamada Gooddoctor está criando seis bilhões de baratas.

"A essência da barata é boa para curar úlceras orais e pépticas, feridas na pele e até mesmo câncer de estômago", disse Wen Jianguo, gerente da fábrica de baratas da Gooddoctor.

Os pesquisadores também estão olhando para usar o extrato de barata em máscaras de beleza, pílulas de dieta e até mesmo tratamentos de perda de cabelo.

No Gooddoctor, quando as baratas chegam ao final da vida útil de cerca de seis meses, elas são expelidas pelo vapor, lavadas e secas, antes de serem enviadas para um enorme tanque de extração de nutrientes.

Perguntado sobre a chance de as baratas escaparem, Wen disse que seria digno de um filme de catástrofe, mas que ele tomou precauções.

"Temos um fosso cheio de água e peixe", disse ele. "Se as baratas escaparem, elas cairão no fosso e os peixes comerão todas".


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
1.jpeg

Consultoria, Treinamento e Auditoria 

Caminhamos ao seu lado, sempre.

ISO 9001 - 14001 - 45001 - 27001 - 31000
ESG - SASSMAQ - PBQP-H - FSSC 22000 

bottom of page